Perguntas e Respostas

Dançando com o Capeta

Copa do Fundo 2010

Besta é quem compra!

Bertone Bestone

Dia e Noite [parte 1]

Dia e Noite [Parte 2]

Dia e Noite [Parte 3/Final]

Evangelho segundo Samael

O choro do Papa

Rio é Rio ou é Lagoa?

Evangelho Segundo Samael



Jesus atravessa o Jordão


10 Levantado-se Jesus, foi dali para o território da Judéia, além do Jordão. E outra vez as multidões se reuniram junto a ele, e, de novo, ele as ensinava, segundo o seu costume.



A questão do divórcio


666 E, aproximando-se alguns fariseus, o experimentaram, perguntando-lhe: É lícito ao marido repudiar sua mulher por qualquer motivo? 666 Muitos maridos ficaram ansiosos, aguardando a resposta do Mestre. Eles sabiam que, dependendo da resposta, muitos casamentos seriam desfeitos. Ele lhes respondeu: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que, por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne. 666 Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem. 666 Urros de vaia começaram a brotar na multidão. Os fariseus empolgados,  voltaram a insistir: Moisés permitiu lavrar carta de divórcio e repudiar. 666  Aplausos se fizeram ouvir.  Mas Jesus lhes disse: Por causa da dureza do vosso coração, ele vos deixou escrito esse mandamento. 666 Eu porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério, e o que casar com a repudiada comete adultério. 666 A multidão começou a chamar Jesus de hipócrita e falso profeta. 666 Nassata aproximou-se de Jesus e disse: Davi adulterou com Bate-Seba, mulher de Urias. Depois matou seu marido, e casou-se com ela. 666 O clamor público aumentou de tal forma que Jesus pediu aos discípulos que o tirassem dali. 666 Longe do tumulto, Jesus disse: Nem todos são aptos para receber este conceito, mas apenas aqueles a quem é dado. 666 Porque há eunucos de nascença; há outros a quem os homens fizeram tais; e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus. Quem é apto para o admitir admita. 666 Então João disse-lhe: O problema, Mestre, é que eles não admitiram.




Jesus abençoa as crianças

666 Então, lhe trouxeram algumas crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam. Eles pensavam que as crianças atrapalhariam a obra do Mestre. 666 Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus; a fé de seus pais os abona para isso. E mais tarde, será a fé pessoal de cada uma delas que  lhes manterá o compromisso com Deus. 666 Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele. 666 Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava.




O Jovem Rico


666 E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 666 Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Surpreso com a reação de Jesus, o homem disse-lhe: Desculpe-me, eu não quis ofendê-lo. Eu também não sou  boa pessoa. 666 E vendo Jesus que o homem se afastava, gritou: Espere. Ninguém é bom senão um, que é Deus. 666 Então o homem perguntou-lhe: Sério? Então esse é o motivo pelo qual eu e minha sogra brigamos tanto, porque em verdade somos ruins? É por isto que meus serviçais não se entendem comigo? 666 Vendo que o homem se angustiava, Jesus disse: Exatamente isso, meu  filho. Ninguém é bom senão Deus. E ainda que existisse bondade entre os homens, sua sogra e sua ex jamais seriam boas para ti. 666 Ao ouvir palavras tão consoladoras, o homem perguntou-lhe: Mas se ninguém é bom, como saberemos o que é ruim se desconhecemos o que é bom? 666 Jesus então coçou a cabeça e disse: Fale devagar meu filho, não sejas apressado. O que realmente queres saber? 666 O homem repetiu o que dissera antes e Jesus se indignou, dizendo-lhe: Herético safado, pensas que enganará o filho do Homem com tais perguntas? 666 Porém, o homem disse-lhe: Não desejo enganar e nem ser enganado. Só almejo a vida eterna. 666 Vendo Jesus que o homem falava com clareza, disse-lhe: Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e a tua mãe? 666 Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude. 666 E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta, somente uma: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. 666 Ele, porém, contrariado com estas palavras, disse-lhe: Mas se eu desfizer de toda a minha fortuna, não me faltará só uma , mas todas as coisas de que necessito. Não acho justo doar minha riqueza aqui na terra, para obter outra lá no céu. Como vês, estou muito jovem. E mesmo que eu doasse meus bens aos pobres, eu estaria lhes fechando as portas do céu, visto que  enfretariam o mesmo dilema que enfrento agora. 666 Ouvindo tais blasfêmias, Jesus disse-lhe: Herético safado! Pensei que fosse um homem bom. 666 Então, o homem disse-lhe: Bom? Não foi você quem disse que “ninguém é bom senão Deus”? 666 Gritou Jesus: Herético safado, preferes as coisas materias em detrimento das coisas divinas  666 O homem então retirou-se alegre, porque ao contrário do Mestre, ele tinha propriedades e família para cuidar.




O Perigo das Riquezas

 666 Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! 666 Os discípulos estranharam estas palavras; alguns se entreolharam com receio de não estarem aptos para o céu, pois, embora Jesus exigisse deles a abdicação dos bens materiais para tornarem-se seus seguidores, na prática quase ninguém acatara tal exigência. Entendiam que a riqueza terrena era lícita por suprir as necessidades (e vaidades) humanas; e desde que o patrimônio de um homem fosse a conseqüência de trabalho honesto, não haveria o porquê de desprezá-lo visando a aprovação divina. Deus com a sua onisciência (assim pensavam alguns discípulos) saberia discernir aqueles que O colocavam acima do dinheiro, daqueles que faziam do dinheiro o seu deus. Mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus! 666 É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. 666 Eles ficaram sobremodo maravilhados, dizendo entre si: Então, quem pode ser salvo? Se for mais provável que um camelo passe pelo fundo de uma agulha antes que um rico entre no reino de Deus, então o céu é um antro de pobretões. 666 Será impossível fazermos voto de pobreza, quando temos sonhos a realizar e obrigações a cumprir? Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível. 666 Porém, Nassata se levantou e disse: Certo é que para Deus nada é impossível. Mas não somos Deuses, somos homens; e  como homens  precisamos viver. Se as nossas posses ofendem a Deus, sinto muito, mas é ofensivo também pedir que mendiguemos para merecer o céu. Sou tão rico quanto aquele jovem que recusara a nos seguir. E tanto ele quanto eu, estamos abastados não porque idolatramos o dinheiro, mas  porque somos bons gestores, somente isto; e administrar bem os negócios nunca nos impediu de adorar a Deus. 666 Então Pedro, percebendo que Jesus iria amaldiçoar aquele homem, começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos. 666 Mas Jesus se indignou e disse: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna. 666 Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos, primeiros. 666 Ouvindo isso, Nassata retomou a palavra: Senhor, respeito as suas idéias. Mas vejo que a estrada para o céu está ficando tão estreita que em breve ninguém passará por ela. Lamento muito, mas não abandonarei meus familiares e muito menos os bens dos quais dependo. Se Deus não acolhe os ricos, então não sei que fim teve Salomão.



Jesus ainda outra vez prediz sua morte e ressurreição

666 Estavam de caminho, subindo para Jerusalém, e Jesus ia adiante dos seus discípulos. Estes se admiravam e o seguiam tomados de apreensões, pois as palavras de Nassata haviam lhes despertado algumas dúvidas. 666 Contudo, Nassata continuava no grupo, pois Jesus não o considerava um discípulo e sim um seguidor. Como  os seguidores eram vistos pelo Mestre como simples curiosos, eles expressavam suas dúvidas  sem que ele se sentisse  atacado diretamente. 666 E Jesus, tornando a levar à parte os doze, passou a revelar-lhe as coisas que lhe deviam sobrevir, dizendo: 666 Eis que subimos para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas; condená-lo-ão à morte e o entregarão aos gentios; 666 hão de escarnecê-lo, cuspir nele, açoitá-lo e matá-lo; mas, depois de três dias, ressuscitará.




O Pedido da Mãe de Tiago e João

666 Então, se chegou a ele a mulher de Zebedeu com seus dois filhos, Tiago e João, e, adorando-o, pediu-lhe um favor: Manda que, no teu reino, estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita, e o outro à tua esquerda. 666 Mas Jesus respondeu: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu estou para beber? Se não sabes, o cálice ao qual me refiro é a ira de Deus; o sofrimento pelo qual passarei para salvá-los. 666 Porém, os dois, ainda que hesitantes, responderam: Podemos. 666 Tornou-lhes Jesus: Bebereis o cálice que eu bebo; 666 mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda, não me compete concedê-lo; porque é para aqueles a quem está preparado por meu Pai. 666 Ouvindo isto, indignaram-se os dez contra Tiago e João. Eles não admitiam que os dois irmãos reivindicassem lugares de destaque junto a Jesus, como em desmerecimento a importância dos demais membros. 666 Mas Jesus, chamando-os para junto de si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. 666 Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. 666 Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos.



A cura do cego de Jericó

666 E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, o cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho 666 e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Estou cego para as maravilhas da vida! 666 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha esposa dorme comigo todos os dias, mas faz anos que não a vejo. Não é justo ter e não ver as coisas. 666 Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo, seu devasso; levanta-te, ele te chama. 666 Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e, aos tropeços, foi ter com Jesus. 666 Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. Nem que seja por algumas horas, só para eu avivar minha memória quanto à beleza das mulheres de Deus. 666 Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e escapuliu para os arredores da cidade enquanto Jesus seguia estrada fora. Nassata, o seguidor, disse a Pedro: Aquele cego não tem fé; tem tesão. E Pedro consentiu com a cabeça, dizendo: Só o mestre não enxergou isso. 666 Mas Tiago disse-lhes: A bondade de Jesus não tem limites.




A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém


10 Quando se aproximaram de Jerusalém  e chegaram a Betfagé, que em hebraico significa “a casa de figos verdes” (aldeia que fica a leste de Jerusalém),  ao monte das Oliveiras, enviou Jesus dois dos seus discípulos 666 e disse-lhes: Ide à aldeia que aí está diante de vós, e logo ao entrar, achareis preso um jumentinho, o qual ainda ninguém montou; desprendei-o e trazei-o. 666 Se alguém vos perguntar: Por que fazeis isso? Respondei: O Senhor precisa dele e logo o mandará de volta para aqui. 666 Então, foram e acharam o jumentinho preso, junto ao portão, do lado de fora, na rua, e o desprenderam. 666 Alguns dos que ali estavam reclamaram: Que fazeis, soltando o jumentinho? Por acaso ele lhes pertence? 666 Um dos discípulos disse: O Senhor está precisando dele. Logo, logo, o devolveremos. 666 Nisso apareceu o dono do jumentinho, chamado Gurau: Quem é esse senhor que lhes mandou pegar meu jumento emprestado? Um dos discípulos respondeu: É Jesus, o Mestre. Espantado, Gurau disse-lhes: Jesus? Nunca ouvi falar. Por acaso é algum nobre que está sem transporte? Se for, eu posso arrumar-lhe um cavalo romano. 666 Respondeu-lhe o discípulo: Não senhor. Jesus não é nobre, é pobre . A sua nobreza está apenas no  coração. Aliás, ele abomina os ricos pelo seu apego às coisas materiais. 666 Então Gurau colocou a mão na cintura e disse: Olha só como é esperto o seu patrão: Ele abomina as coisas materiais e no entanto não pode dispensar a corcunda de uma mula! Se não fosse tão hipócrita, já teria conseguido o seu próprio jumento. Saiam daqui já antes que eu lhes arranque os olhos. 666 Os dois discípulos foram para outra rua, a fim de encontrar outro jumentinho que não tivesse sido montado. No caminho encontraram Nassata, o seguidor. Este lhes perguntou: Já encontraram a mulazinha? Não, responderam os dois. Na verdade, continuou um deles, o encontramos sim, mas o seu dono não quis nos emprestar. 666 Nassata então disse: Eu sabia que isso aconteceria. Jesus pensa que seu nome é uma senha universal cuja pronuncia abrirá todas as portas. 666 Indignado, um dos discípulos perguntou-lhe: Por que censuras tanto as atitudes do Mestre? Se não crê nele, porque o acompanhas? 666 Nassata sorriu e disse: Não percamos tempo justificando a crença particular de cada um. Sei onde encontrar outro jumento. Sigam-me! 666 Os dois discípulos seguiram Nassata até uma ruela. Lá encontraram um jumentinho tal qual o primeiro. Então os discípulos agradeceram a Deus e perguntaram a Nassata: Podemos levá-lo? Nassata respondeu: Sim, ele não tem dono. 666 Mas um dos discípulos disse: Será que ninguém o montou ainda? A pelagem das suas costas está muito ralinha. 666 Nassata meneou a cabeça e disse-lhes: Meus amigos, não sejamos tão radicais. Qual é o problema de um jumento ter as costas virgens ou não? Estamos procurando uma mulher para o Mestre cavalgar, ou um jumento para ele montar? 666 Ambos os discípulos riram. Mas um deles acrescentou: Verdade é que ninguém perceberá se este jumentinho já foi ou não montado. 666 Levaram o jumentinho, sobre o qual puseram as suas vestes no caminho, e outros cortavam ramos de árvores, espalhando-os pela estrada. Jesus não questionou nada acerca de sua montaria. 666 Tanto os que iam adiante dele como os que vinham depois clamavam: “Hosana”, que é uma expressão hebraica que significa “Salve, agora”. 666 Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! 666 Bendito o reino que vem, o reino de Davi, nosso pai! Hosana, nas maiores alturas! 666 E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade alvoroçou, e perguntavam: Quem é este? 666 E as multidões clamavam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário